domingo, 29 de outubro de 2017

Halloween: A curiosa origem do Dia das Bruxas



 O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween.
Mas hoje em dia é celebrado em diversos outros países do mundo, inclusive o Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
Mas sua origem pouco tem a ver com o senso comum atual sobre esta festa popular. Entenda a seguir como ela surgiu.

De onde vem o nome?

Dia das Bruxas é um festival ligado à cultura americana, mas celebrado em diversos países                 


O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve".
"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.

Como a festa começou?

 
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão").
O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
O problema com esta teoria é que ela se baseia em poucas evidências além da época do ano em que os festivais eram realizados.
A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região. Os galeses celebravam, por exemplo, o "Calan Gaeaf". Há pontos em comum entre este festival realizado no País de Gales e a celebração do Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa, mas há muitas diferenças também.
Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain.
Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain.
Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.

Quando surgiu o Dia das Bruxas?

 
O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.
Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir no Halloween. Elas eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.
Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.
Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor.
Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge.
Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada.
Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
Igrejas de paróquias costumavam tocar seus sinos, às vezes por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique 3º e a rainha Elizabeth tentaram bani-la, mas não conseguiram. Este ritual prosseguiu, apesar das multas regularmente aplicadas a quem fizesse isso.

Como o festival chegou à América?

 
Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.
Não é coincidência que as primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso. Em 1870, por exemplo, uma revista feminina americana publicou uma reportagem em que o descrevia como feriado "inglês".
A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com rituais de colheita americanos. As maçãs usadas para prever o futuro pelos britânicos viraram cidra, servida junto com rosquinhas, ou "doughnuts" em inglês.
O milho era uma cultura importante da agricultura americana - e acabou entrando com tudo na simbologia característica do Halloween americano. Tanto que, no início do século 20, espantalhos - típicos de colheitas de milho - eram muito usados em decorações do Dia das Bruxas.
Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.
Uma lenda sobre um ferreiro chamado Jack que conseguiu ser mais esperto que o diabo e vagava como um morto-vivo deu origem às luminárias feitas com abóboras que se tornaram uma marca do Halloween americano, marcado pelas cores laranja e preta.
Foi nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras". Há indícios disso em brincadeiras medievais que usavam repolhos, mas pregar peças tornou-se um hábito nesta época do ano entre os americanos a partir dos anos 1920.
As brincadeiras podiam acabar ficando violentas, como ocorreu durante a Grande Depressão, e se popularizaram de vez após a Segunda Guerra Mundial, quando o racionamento de alimentos acabou e doces podiam ser comprados facilmente.
Mas a tradição mais popular do Halloween, de usar fantasias e pregar sustos, não tem qualquer relação com doces.
Ele veio após a transmissão pelo rádio de Guerra do Mundos, do escritor inglês H.G. Wells, gerou uma grande confusão quando foi ao ar, em 30 de outubro de 1938.
Ao concluí-la, o ator e diretor americano Orson Wells deixou de lado seu personagem para dizer aos ouvintes que tudo não passava de uma pegadinha de Halloween e comparou seu papel ao ato de se vestir com um lençol para imitar um fantasma e dar um susto nas pessoas.

E quanto ao Halloween moderno?

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. Ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil.
Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Em sua "era moderna", o Halloween continuou a criar sua própria mitologia. Em 1964, uma dona de casa de Nova York chamada Helen Pfeil decidiu distribuir palha de aço, biscoito para cachorro e inseticida contra formigas para crianças que ela considerava velhas demais para brincar de "doces ou travessuras". Logo, espalharam-se lendas urbanas de maçãs recheadas com lâminas de barbear e doces embebidos em arsênico ou drogas alucinógenas.
Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.
Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade.

Via: BBC

domingo, 15 de outubro de 2017

Comportamento sexual: Música melhora a performance sexual, revela pesquisa

Vai uma música pra hora H? (Foto: Thinkstock)

Estudo revelou que a maioria dos brasileiros concordam que ouvir música durante a relação sexual melhora toda a experiência


Procurando uma dica de como melhorar o sexo? Que tal ligar a caixa de som e deixar uma playlist tocando? De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Deezer, cerca de 90% dos brasileiros acham que a música melhora a relação sexual. Será? Cerca de 90% dos brasileiros que responderam a pesquisa disseram que, de alguma forma, escutar música durante o sexo melhora toda a experiência do momento, e para 63% música é obrigatório na hora H - cerca de 40% dos entrevistados dizem durar mais, 30% afirma se sentir mais excitado e pouco mais de 27% simplesmente diz que faz o sexo ficar melhor. A pesquisa ainda mostra que os artistas mais procurados na hora H são Rihanna, Beyoncé e Bruno Mars e os menos recomendados são Justin Bieber, MC Bin Laden e MC Livinho. No quesito dia e horário, a maioria dos brasileiros (52%) revela que todo dia é dia, mas se tiver que escolher apenas um, quase 25% afirmam que sábado é o melhor dia para transa e o horário fica entre 22h e 0h.
Fonte: revistaglamour

Astrologia sexual: como a mulher de cada signo é na cama

Em Amor e outras Drogas, Anne Hathaway e Jake Gyllenhaal têm uma conexão sexual perfeita (Foto: Reprodução)

A astróloga Maína Mello fala como a mulher de cada signo lida com o sexo


A astróloga Maína Mello fala da personalidade sexual das mulheres dos 12 signos do zodíaco. Veja se o que ela diz combina com você na... cama! 
ÁRIES
Para a ariana, o sexo tem que ser vigoroso, tal qual um exercício físico. Ela também gosta de fazer de vez em quando o papel de ativa na conquista e de dominatrix na cama. Combina melhor com os signos de fogo como ela, como Leão e Sagitário, que a fazem suar, mas também com os do elemento ar, como Gêmeos, Libra e Aquário, que topam suas experimentações.

TOURO
A taurina é muito sensual e gosta de toque e carinho, e exige muita atenção às preliminares. A não ser que outros fatores do seu mapa astral pessoal lhe soltem algumas amarras, prefere uma relação sexual mais tradicional. Sente-se mais feminina com os signos de água, como com o seu oposto Escorpião, mas também Câncer e Peixes. Signos de terra também entendem sua necessidade de explorar os cinco sentidos: Virgem e Capricórnio.

GÊMEOS
Para a geminiana o sexo é uma brincadeira e ela é curiosa para experimentar variadas possibilidades de prazer. Ela está sempre pronta para morder a maçã! Adora o sagitariano ousado e divertido, o leonino empolgado e o ariano conquistador, mas também gosta de parceiros do seu próprio signo, que topam uma troca de papéis, e até mesmo o escorpiano, que lhe altera as percepções.

CÂNCER
Faminta por afeição, para a canceriana o melhor sexo é com amor. Quando tem confiança no parceiro, surpreende por sua desenvoltura sexual. Com o parceiro é do mesmo signo, parecem viver só de amor, com Escorpião, o vínculo é íntimo e com Peixes está pronta para a entrega. Mas ela também gosta de taurinos cuidadosos, o virginiano dedicado e o erotismo que exala seu complemento Capricórnio.

LEÃO
Exuberante por natureza, a leonina gosta de parceiros ardentes. É uma grande predadora e costuma ser dramática nos jogos sexuais. Com parceiros do mesmo signo pode rolar uma competitividade para ver quem manda na relação, mas o tesão é inevitável. O sagitariano é o garanhão que ela sempre buscou e o ariano lhe oferece o vigor que ela precisa. Mas ela também pode ser atiçada pela inventividade de Aquário e a curiosidade de Gêmeos. 

VIRGEM
É muito sensual e atraente, mas pode ter um quê de pudica, principalmente em relações sexuais casuais. É que para a virginiana o sexo é sagrado, o que inspira admiração e temor nos parceiros. Com um virginiano o sexo pode ser gostoso mas carece de ousadia; o taurino tende a lhe estimular mais nesse sentido. Com Câncer ela se torna faminta e com seu complemento Peixes ela consegue a transcendência que tanto busca.

LIBRA
É a própria deusa da beleza e do amor e adora exibir seus atributos femininos. Enfeitiça os parceiros com sua capacidade de tornar lindo o ato sexual. Com parceiros do mesmo signo pode ser mais experimental e vanguardista, mas a bem da verdade ela adora a pegada mais máscula do seu complemento Áries. Ela também exercita sua liberdade com Gêmeos e Aquário, e com Sagitário o sexo se torna sofisticado.

ESCORPIÃO
É a própria libido encarnada: seu corpo é a expressão da sexualidade e a escorpiana é super consciente do que faz na cama. Com parceiros do mesmo signo a relação é marcada pela obsessão mas também pelo êxtase. Com o seu complemento Touro, a paixão alcança os limites da selvageria. Para Capricórnio, ela é uma diva, com Gêmeos há uma atração química instantânea, mas a parceria sexual com Áries é invejavelmente ativa.

SAGITÁRIO
Ela é fogosa e altamente instintiva, quase insaciável, mas gosta de fazer os parceiros se sentirem poderosos, pois é assim que eles ficam nas suas mãos. Com parceiros do mesmo signo forma uma combinação mítica: ambos são os deuses do Olimpo. Com os outros signos de fogo, Áries e Leão, não falta entusiasmo e espontaneidade. Com seu complemento Gêmeos, é desinibida, e com o Aquário o quarto fica de pernas pro ar.

CAPRICÓRNIO
Precisa se sentir à vontade com o parceiro, portanto não é muito chegada ao sexo casual e instantâneo. Mas na intimidade pode se revelar uma verdadeira libertina, apesar da aparente caretice. Com parceiros do mesmo signo, o sexo pode ser gostoso mas carece de fantasias. Seu sonho é um parceiro de Câncer, apesar de que a construção da intimidade depende de se libertarem de algumas restrições. Com Touro ela fica mais à vontade para explorar sua sensualidade e com Peixes, mais protegida para expor suas fantasias.

AQUÁRIO
Ela é super vanguardista e provavelmente foi a primeira da turma a comprar um vibrador — afinal, ela sabe obter prazer mesmo sozinha! Até porque não se atrai por qualquer um, gosta de parceiros ousados e que topem seuas experimentações. Com parceiros do mesmo signo fica como que possuída, com seu complemento Leão torna-se passional. Mas ela também gosta de uma aventura sagitariana e do sexo brincalhão e abundante com Áries.

PEIXES
A mais romântica do zodíaco, tem ares de princesa mas revela-se uma verdadeira devassa entre os lençóis! Com parceiros do mesmo signo a dinâmica é estonteante, assim como com seu oposto Virgem, que parece saber exatamente em que pontos tocá-la. Capricórnio pode gratificá-la bastante com seu lado mais luxurioso, assim como Câncer estimula suas mais antigas fantasias. 

Fonte: revistaglamour

Você vai gostar de ler

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Livro de Umbanda Astrológica

Livro de Umbanda Astrológica
Compre seu livro

Marcadores

comportamento (119) sexo (116) magia (101) conceito (92) astrologia (91) mulher (82) espiritualidade (71) amor (60) pesquisas umbanda astrologica (59) carlinhos pesquisas (58) conceitos (56) (45) religião (43) carlinhos pesquisas do taro (40) orixás (39) umbanda-astrologica (39) Agressividade e Sexo (38) novos conceitos astrologicos (36) tarô (36) de olho no movimento dos astros (35) A astrologia (34) astrologia sexual e relacionamentos (34) umbanda (33) esoterismo (32) sexualidade (31) pesquisas (30) pesquisa (25) prazer (25) astros e a politica (24) estudos (23) magia sexual (23) orgasmo (23) a umbanda-astrologica (22) arcanos (22) climazzen (21) anjos (20) signos (20) A Sexualidade Feminina e Masculina influenciadas (19) carma (17) estudo (17) mulheres (17) Ranascimento (16) saúde (16) bem estar (15) espaço (15) gostosa (15) rituais (14) umbanda astrológica (14) astrologia e cabala (13) Orixá (12) astrofisica (12) astronomia (12) biblia (12) desejo (12) poder (12) Conceitos astrologicos (11) Sexualidade Feminina (11) astral (11) espiritualidade fé (11) mediunidade (11) lua (10) magos (10) marte (10) previsões (10) Deus (9) Influencias (9) atriz (9) baralho (9) cabala (9) ciência (9) exu (9) umbanda astrologica (9) virgindade (9) AMOR. comportamento (8) CONQUISTA (8) arcanjos (8) candomblé (8) deusa (8) misterios (8) nua (8) o que fala sobre espiritismo e astrologia. (8) sexualidade Masculina (8) signo (8) A origem da Astrologia (7) Pombagira (7) anjo (7) astrologia sexual (7) homens (7) livro (7) mago (7) simbolismo (7) Agressividade (6) VIDA (6) arcano (6) captar energias (6) conhecimentos (6) destino (6) estrela (6) homem (6) magia negra (6) oxum (6) pombagiras (6) reencarnação (6) riqueza (6) sensualidade (6) sol (6) tantrismo (6) Harry Potter (5) ancestrais (5) astrofísica (5) carma sexual (5) cartas (5) cosmos (5) descoberta (5) desejos (5) elementos (5) hierarquia (5) moda (5) nasa (5) obsessão (5) orixas (5) parteas do horoscopo (5) pelada (5) planeta (5) poder dos astros (5) proteção (5) psicologia (5) relações (5) segredos (5) sensual (5) tarologia (5) Jovem (4) Topless (4) Vesta (4) artista (4) baralho cigano (4) busca (4) casamento (4) castidade (4) espiritismo (4) exus (4) fim do mundo (4) fotos (4) galáxia (4) gozo (4) leitura (4) magia sagrada (4) mapa astral (4) mito (4) paixão (4) pecado (4) pedras (4) planetas (4) protetor (4) protetores (4) sentimento (4) sorte (4) taro (4) traição (4) vibrações (4) vênus (4) 2010 (3) 2012 (3) ESCOLHAS (3) Feminina (3) Horóscopo (3) Loira (3) MORTE (3) Masculina (3) adultério (3) alfabeto (3) alfabeto magico (3) antigos mestres (3) arte (3) astrologia signos (3) atração (3) bruxaria (3) buda (3) budismo (3) ciúme (3) conheça (3) deuses (3) dieta (3) drogas (3) egito (3) ensaio (3) feitiço (3) feminino (3) filme (3) guia (3) guias (3) harmonia (3) horoscopo (3) influenciadas (3) kama sutra (3) lilith (3) lingerie (3) maior (3) maçonaria (3) metodos (3) misticismo (3) mistérios (3) mostra (3) natureza (3) oração (3) oráculos (3) peitinhos (3) pode (3) poder do amor (3) quimbanda (3) religiões (3) sagrado (3) seios (3) sexo tântrico (3) sexy (3) simbolos (3) sinais (3) solsticios (3) ultima ceia (3) universo (3) 12 casas (2) Arca da Aliança (2) As caracteristicas de seu signo (2) Busca de Harmonia (2) Búzios (2) ESPIRITUAL (2) Fenômenos (2) Jesus (2) PROFECIA (2) Saúde Sexual (2) Touro (2) Transitos. (2) Vanessa Hudgens (2) alegria (2) alfabeto sagrado (2) alimentos (2) alma (2) alma gemea (2) ancestral (2) anjo da guarda (2) anuncie (2) anuncio (2) arcano 6 (2) arqueômetro (2) ascendente (2) astrologia e riqueza (2) bahia (2) beleza (2) biquíni (2) bumbum (2) buscadores (2) calendário maia (2) carnaval (2) casais (2) casas de umbanda (2) ciganos (2) ciume (2) combinando (2) conhecimento (2) corpo (2) criança (2) cristal (2) códigos sagrados (2) demônio (2) doença (2) dom (2) dons (2) dor (2) duvidas (2) e-mails (2) enamorados (2) ensinamentos (2) era de aquário (2) erotismo (2) escorpião (2) especialistas (2) estrelas (2) faz (2) fim dos tempos (2) futuro (2) golias (2) iemanjá (2) incensos (2) libra (2) lojas esotericas (2) manter (2) mantras (2) marketin (2) mecanismos (2) medo (2) mensageiros (2) mitologia (2) municipio (2) nodulos lunares (2) nova era (2) numerologia (2) o jogo de búzios (2) o sol astrologico (2) ogum (2) olho (2) origem do taro (2) origem do universo (2) oráculo (2) oxalá (2) panicat (2) pedofilia (2) pequisas (2) perfumes (2) perguntas (2) pesuisas (2) planetas retrogrados (2) poder feminino (2) preconceito (2) previsão (2) produtos esotericos (2) publicidade (2) quiromancia (2) raiz (2) regente do ano (2) religiao (2) ritos (2) salmo (2) santa sara (2) segredo (2) ser (2) sinastria (2) sofrimento (2) tatuagem (2) valor (2) virgem (2) vodu (2) wica (2) : Metal lendário (1) Alimentação (1) Análises (1) Astrologia Cármica (1) CARNAVAL DE VIRGENS (1) Ego (1) Islã (1) Joana Machado (1) Magnetismo Pessoal (1) Malibu (1) PARA AFASTAR (1) Problemas na cama (1) Rio de Janeiro (1) Tamires Pereira Santiago (1) Victorias Secret (1) agradece (1) alinhamento (1) ciência sagrada (1) céu vermelho (1) código da vinci (1) dons naturais (1) efeito (1) fe´ (1) grande tremor (1) jessica gomes (1) juno (1) linhas ciganas (1) linhas de ciganos (1) liquidificador (1) lista (1) macumba (1) mae de santo (1) magia divina (1) mais (1) mandala astrológica (1) matéria (1) meditação (1) medium (1) pilares (1) pintor (1) poder dos alimentos (1) prevenir (1) previu (1) pupila (1) registra (1) rei davi (1) rei do pano branco (1) reich (1) relação (1) relgião (1) segredos femininos (1) sentimentos (1) tatuagens (1)